Vinte anos antes de falecer, Washington Olivetto enfileirou vários desejos e sonhos que gostaria de ver realizados antes de chegar a hora de sua partida. A realização de muitos deles, como o Corinthians ser campeão outras vezes ou o Brasil virar o país do presente, não estavam em suas mãos.
Outros desejos e sonhos seriam realizados com a participação dele, como ver os filhos felizes e bem-educados, ter mais tempo para ele mesmo, sua amada e “todo mundo que merecer” e ver a publicidade brasileira voltar a ser respeitada.
De todos os sonhos de Olivetto, um deles dependeria unicamente de seu esforço para ser realizado: *organizar “tudo” para ninguém ter problemas depois de sua morte*.
Como Olivetto, a maioria de nós tem o justo anseio de organizar “tudo” para ninguém ter problemas depois de nossa morte, evitando-se conflitos familiares, custos desnecessários para transmissão da herança a cada ente querido e a burocracia infernal de um inventário litigioso.
Antes de morrer, talvez não nos seja possível ver nosso time do coração ganhar muitos títulos ou presenciar um Brasil com menos desigualdades sociais. Podemos, no entanto, dedicar mais tempo às pessoas amadas e organizar “tudo” para que nossos companheiros, filhos, familiares e entes queridos possam se beneficiar da melhor forma possível de nossos legados depois da nossa partida.
Não podemos controlar tudo, mas podemos cuidar do futuro de nossas famílias e entes queridos, planejando e organizando nossa sucessão.
Comentários